segunda-feira, 19 de julho de 2010

Etiqueta

Nada pior do que situações constrangedoras nesse dia tão especial. Por isso existem uma série de dicas e etiquetas a se seguir para tornar esse momento mágico e não trágico.

A noivinha pode estar stressada, emocionada e provávelmente exausta mais nada de pitis, seria deselegante com quem está prestigiando vocês e um péssimo começo para uma união.

Madrinhas, nada de preto, o casamento é uma celebração de amor e união e não luto! Vestido curto somente em casamento campestre e durante o dia ou se a noivinha combinar com TODAS as madrinhas. Chapéu, somente em casamento diurno e branco nem preciso falar né ?! Só a noivinha deve usar branco nesse dia, deve ser evitada até os tons claros que podem ser confundidos com o branco.

Padrinhos devem usar terno ou fraque e de preferência combinar a gravata com o vestido de seu par, nada de grava do frajola, por favor.

Crianças, tanto convidados como daminhas e pajêns, devem estar sob os cuidados de alguém, para não tirar a atenção da cerimônia com choro, gritos ou bagunça.

Cuidado com os modos, nada de falar alto na cerimônia, gargalhar, piadas sobre os noivos, na festa cuidado com os exageros, nunca peça mais de uma lembrança e nem leve nada embora sem autorização, os noivinhos terão que prestar conta.

Penetras são engraçados somente em filmes, não foi convidado não vá, não leve seu amigo, primo do interior, vizinho, amigo do amigo, os noivinhos pagam por pessoa e seria injusto e deselegante levar seus próprios convidados.

Você ama seu par mais deixe isso para quando estiver a sós com ele(a), nada de amassos em público é contrangedor para quem está próximo. Fique a vontade e se divirta mais não perca o bom senso, nada de danças e insinuações para pessoas acompanhadas, muito menos monopolizar os noivos.

Você pode adorar mais evite, roupas curtas, muito justas, regatas e bermudas, é um evento social e geralmente religioso, elegância nunca é demais.

Os presentes devem ser entregues com antecedência e na casa dos pais ou local indicado, nunca na cerimônia ou na festa.

As brincadeiras da gravata e da calcinha da noiva podem ser constrangedoras para alguns, os convidados já presentearam e tiveram gastos para se preparar para a cerimônia, não seria de bom tom aparecer no video sendo humilhado porque não tem trocado ou estava desprevinido na festa. Evite essas brincadeiras.

Algumas dúvidas dos noivinhos e convidados:

Meu noivo quer convidar catorze casais de padrinhos. É brega levar tanta gente assim?
Não é a Não que seja brega, mais pode ofuscar seu brilho e ser desconfortável para os padrinhos. Cinco casais seriam suficientes. Procure colocar assentos para as madrinhas que com certeza estarão de salto.

Por algum motivo você prefere ser presenteada em dinheiro. Como devo pedir aos convidados presente em dinheiro?
Não deve. Talvez exista gente que concorde, mas eu sou absolutamente contra. Não existe, ainda, maneira elegante de pedir dinheiro.

Um amigo que quero chamar para padrinho tem uma companheira que ainda não tenho intimidade. Seria indelicado convidá-lo para fazer par no altar com outra mulher?
Se ele não for casado a moça, tudo bem. Agora, o mais simpático seria convidar o casal, para não ser deselegante. Mas não é absolutamente obrigatório.

Se o casamento é no campo, mas chove no dia, é preciso avisar que a cerimônia continua de pé?
Não. Ninguém cancelaria o projeto de um ano inteiro de planejamento por causa de tempo ruim. Como prevenção, vale encomendar capinhas de plástico com o nome dos noivos gravado e distribuí-las se necessário.

Foi convidado apenas para a celebração religiosa e não para a festa é obrigatório presentear os noivos ?
Não. Neste caso envie um arranjo de flores ou um cartão de felicitação.

Como formalizar o convite para os convidados e padrinhos ?
Convite com alguns meses de antecedência os padrinhos e também para avisar os pais das crianças que participarão da cerimônia, três meses antes entregue os convites de preferência pessoalmente. Diga o motivo da visita: Viemos entregar o convite do nosso casamento. A partir daí a conversa vai fluir.

Quem paga o quê no casamento ?
Claro que atualmente as obrigações financeiras devem dar lugar à realidade e às possibilidades financeiras das famílias envolvidas. Então, a decisão final de quem paga o quê em casamentos modernos é muito flexível. Normalmente, os noivos dividem tudo ou entram em acordos particulares específicos com os familiares que se oferecem voluntariamente ou tenham como assumir essas despesas.

Geralmente a Noiva
- O presente de casamento para o noivo.
- Os convites pessoais.
- Exames físicos, médicos e teste sanguíneos.
- Reunião para Chá de Cozinha e Lingerie.

Geralmente o Noivo
- As alianças.
- O presente de casamento da noiva.
- Taxas de cartório.
- Acomodações ou hotel para convidados especiais (se morarem fora da cidade).
- Os exames pré-nupciais.
- A Lua de Mel.
- Festa de Despedida de Solteiro ou Chá Bar .

As despesas abaixo podem ser custeadas pelos pais da noiva e do noivo, também pode ser divido entre as três partes, pais dos noivos e noivos.
- Noivado, se houver.
- Todas as despesas da recepção: aluguel do salão de festas, serviço de bufê completo, alimentação em geral para os convidados especiais, gorjetas, decoração, flores e músicos.
- O vestido da noiva com os acessórios.
- Os convites de casamento e as despesas de correio.
- Os serviços de fotógrafos e vídeo filmagem para o casamento.
- Cerimônia: taxas da igreja, serviços de músicos/coral, decoração da igreja, buquês das damas de companhia da noiva.
- Transporte dos noivos para a igreja e recepção.
- Almoço para os padrinhos e as madrinhas da noiva.
- Jantar para ensaio da cerimônia.

Quem paga as roupas das crianças que participarão da cerimônia ?
Seria muito indelicado convidar a criança para daminha, florista ou pajem e não se oferecer para pagar as despesas, uma vez que elas estarão vestidas de acordo com as especificações da noiva, ao contrário das demais crianças que vestirão roupas que já possuem no guarda roupas.
Se for uma pessoa próxima (familiares próximos e amigos próximos), geralmente esses se sentem no dever de pagar a roupinha da criança, já que os noivinhos geralmente gastam bastante nessa ocasião.
Basta ter discernimento também para analisar a situação financeira da pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário